miércoles, marzo 14, 2007

Congreso de Lectura (Brasil)

Desde aquí saludamos la nueva edición del Congresso de Leitura do Brasil, que se celebra en Campinas cada dos años. Siguen los datos básicos referidos a la convocatoria. Para más información se puede acudir a la web del Congreso.

10 a 13 de julho de 2007
Centro de Convenções da UNICAMP
Cidade Universitária "Dr. Zeferino Vaz"
Campinas, SP, Brasil

Objetivos
A metas de todos os Congressos de Leitura do Brasil sempre se orientaram para a conquista de uma comunidade leitora, onde as pessoas, indistintamente, exerçam as práticas de leitura enquanto um direito de cidadania e usufruam dos bens materiais e culturais produzidos em sociedade. Também fazem parte dessas metas a luta política pela solução dos problemas e a superação das contradições ainda presentes na esfera da leitura, educação e cultura escrita no contexto brasileiro. O 16º COLE reativa, mais uma vez, esses propósitos, pretendendo ainda:
Reunir estudos e pesquisas, numa perspectiva multidisciplinar, sobre leitura, educação e cultura escrita, provenientes de todas as regiões do país, proporcionando espaço para a sua apresentação/discussão bem como promovendo a sua ampla divulgação.
Organizar uma feira cultural de arte brasileira de modo a complementar as atividades de natureza acadêmica e científica durante o evento e de modo a projetar o potencial artístico de Campinas e região.
Apresentar aos participantes, como uma rememoração, um pouco da trajetória de realizações e conquistas da Associação de Leitura do Brasil dentro do cenário da educação e da cultura brasileira, com exposições e homenagens.
Reformular os estatutos da ALB, ajustando-os à legislação em vigor e refletindo criticamente sobre a abrangência e pertinência dos seus objetivos e organismos descentralizados contemplados na sua estrutura operacional.
Discutir e aprovar moções e recomendações que possam contribuir para o incremento das políticas públicas de promoção da leitura no Brasil.

No hay comentarios: