v. 3, n. 7 (2018)
ÍNDICE
Pré-textuais (1-09)
Editorial (10-12)
Elizeu Clementino de Souza, Dislane Zerbinatti Moraes
Apresentação do Dossiê
Migrações, pesquisa biográfica e (auto)biográfica (14-20)
Elsa Lechner, Zeila de Brito Fabri Demartini
Dossiê
La dimensión espacial en la investigación biográfica. El “aquí” y el “allá” en los relatos de vida de migración (21-34)
Marta Amorós Torró
Biografias e migrações: diálogos teórico-práticos no horizonte de uma utopia concreta (35-44)
Elsa Lechner
Narrativas de imigrantes do passado e do presente: questões para pesquisa (45-66)
Zeila de Brito Fabri Demartini
Silences and voices of mediterranean crossings: (inter)subjectivity and empathy as research practice (67-79)
Gabriele Proglio
De l’expérience de vie à la mise en discours du vécu: que peut nous apprendre une herméneutique de la parole? (80-90)
Mike Gadras
A Abordagem biográfica das migrações transnacionais: os casos haitiano e senegalês no Brasil (91-108)
Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, Lucas Cé Sangalli
Refúgio no Brasil do pós-Segunda Guerra: a Ilha das Flores como representação do Paraíso (109-125)
Lená Medeiros de Menezes
La Retirada (1939) e o exílio republicano no Camp d’Argelès-sur-Mer (França) na narrativa autobiográfica de um exilado espanhol (126-145)
Geny Brillas Tomanik
Relatos de refugiados norte-coreanos: história oral e narrativas autobiográficas (146-166)
Valéria Barbosa de Magalhães
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina (167-186)
Joice Kochi, Magda Sarat, Míria Izabel Campos
Maria Prestes Maia: trajetória de vida e lutas (187-202)
Maria Izilda Santos de Matos
Educação, exílio e revolução: o camarada Paulo Freire (203-220)
Débora Mazza, Nima Imaculada Spigolon
Imagens e sons de movimentos migratórios no cinema e nas escolas (221-234)
Nilda Alves, Virgínia Louzada, Alessandra Caldas, Rebeca Brandão Rosa, Noale Toja, Nilton Almeida, Izadora Águeda Ovelha
Escrever histórias para convencer os outros: memórias, diários e cartas de imigrantes (235-256)
Jorge Luiz da Cunha
A experiência de ser estudante internacional: discursos, práticas narrativas e aprendizagens em diálogo (257-272)
Lilian Ucker Perotto
Artigos
Enquête sur les effets vécus au cours de l’activité biographique: vers une perspective micro-phénoménologique pour penser l’herméneutique du soi (274-289)
Hervé Breton
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura (290-305)
Tania Lucía Maddalena, Carina d’Ávila, Edméa Santos
Diálogos intergeracionais na docência no ensino médio de territórios rurais: narrativas (auto)biográficas de práticas educativas (306-323)
Fabrício Oliveira da Silva, Adelson Dias de Oliveira
Editorial (10-12)
Elizeu Clementino de Souza, Dislane Zerbinatti Moraes
Apresentação do Dossiê
Migrações, pesquisa biográfica e (auto)biográfica (14-20)
Elsa Lechner, Zeila de Brito Fabri Demartini
Dossiê
La dimensión espacial en la investigación biográfica. El “aquí” y el “allá” en los relatos de vida de migración (21-34)
Marta Amorós Torró
Biografias e migrações: diálogos teórico-práticos no horizonte de uma utopia concreta (35-44)
Elsa Lechner
Narrativas de imigrantes do passado e do presente: questões para pesquisa (45-66)
Zeila de Brito Fabri Demartini
Silences and voices of mediterranean crossings: (inter)subjectivity and empathy as research practice (67-79)
Gabriele Proglio
De l’expérience de vie à la mise en discours du vécu: que peut nous apprendre une herméneutique de la parole? (80-90)
Mike Gadras
A Abordagem biográfica das migrações transnacionais: os casos haitiano e senegalês no Brasil (91-108)
Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, Lucas Cé Sangalli
Refúgio no Brasil do pós-Segunda Guerra: a Ilha das Flores como representação do Paraíso (109-125)
Lená Medeiros de Menezes
La Retirada (1939) e o exílio republicano no Camp d’Argelès-sur-Mer (França) na narrativa autobiográfica de um exilado espanhol (126-145)
Geny Brillas Tomanik
Relatos de refugiados norte-coreanos: história oral e narrativas autobiográficas (146-166)
Valéria Barbosa de Magalhães
“Escola Modelo de Língua Japonesa” em Dourados-MS: imigração, história e educação feminina (167-186)
Joice Kochi, Magda Sarat, Míria Izabel Campos
Maria Prestes Maia: trajetória de vida e lutas (187-202)
Maria Izilda Santos de Matos
Educação, exílio e revolução: o camarada Paulo Freire (203-220)
Débora Mazza, Nima Imaculada Spigolon
Imagens e sons de movimentos migratórios no cinema e nas escolas (221-234)
Nilda Alves, Virgínia Louzada, Alessandra Caldas, Rebeca Brandão Rosa, Noale Toja, Nilton Almeida, Izadora Águeda Ovelha
Escrever histórias para convencer os outros: memórias, diários e cartas de imigrantes (235-256)
Jorge Luiz da Cunha
A experiência de ser estudante internacional: discursos, práticas narrativas e aprendizagens em diálogo (257-272)
Lilian Ucker Perotto
Artigos
Enquête sur les effets vécus au cours de l’activité biographique: vers une perspective micro-phénoménologique pour penser l’herméneutique du soi (274-289)
Hervé Breton
Visual Storytelling e Pesquisa-formação na Cibercultura (290-305)
Tania Lucía Maddalena, Carina d’Ávila, Edméa Santos
Diálogos intergeracionais na docência no ensino médio de territórios rurais: narrativas (auto)biográficas de práticas educativas (306-323)
Fabrício Oliveira da Silva, Adelson Dias de Oliveira
Enlace a los artículos
No hay comentarios:
Publicar un comentario